domingo, 9 de dezembro de 2007

isEntrevista: Susana Arraias:
"Afastei-me pois queria ser mãe"

A actriz vai continuar a representar na televisão
Esteve anos sem fazer novelas, enquanto se dedicava a ser mãe e ao teatro infantil. Regressou para interpretar uma personagem "má", que lhe deu "um enorme gozo". O futuro vai ser marcado como professora Isilda, em "Morangos com açúcar"


Regressou às novelas da TVI após um longo interregno. Durante meses, Susana Arrais vestiu o papel da maléfica Carmo Machado da Câmara, na telenovela "Ilha dos Amores". Agora que já terminou o sucesso de audiências da estação de Queluz, a actriz ruma à novela juvenil "Morangos com Açúcar", onde vai interpretar a professora Isilda. Já lá vão dez anos desde que se estreou na série "Riscos", na RTP1, em 1997.


Jornal de NotíciasA Carmo foi um desafio?

Susana ArraiasSim. Deu-me um gozo enorme e bastava só o facto de me transformar em Carmo, com as roupas e o cabelo. Diverti-me imenso. É uma personagem completamente diferente do que já fiz. Mesmo sendo má, uma personagem com esquemas, agarrei-me a uma coisa à verdade. Era preciso dar-lhe uma verdade.


Mas custou-lhe encarnar a personagem ?

No início até dizia à miúda que faz de minha filha para no fim darmos um abraço. Porque, como na vida real, abdico de tudo pela minha filha, custava ver uma mãe tão desprendida.


As reacções na rua são positivas?

Sim, e diversas também. Já me aconteceram várias coisas. Desde me dizerem para não dar mais maus conselhos, até me acusarem de estar a pagar compras com o dinheiro da minha sogra, Maria Amélia. Já me perguntaram se era filha daquela que fazia a "Ilha dos amores". Fartei-me de rir nesse fim-de-semana. Muitas vezes passo despercebida, mas já fiz a asneira de sair do estúdio vestida de Carmo e as pessoas reagirem, porque eu própria não consigo sair da personagem com este cabelo (risos).


Onde foi buscar inspiração para construir a "Carmo"?

Tive de me agarrar a algumas coisas. Ver e rever cenas que me poderiam ajudar a compor esta personagem. Na televisão procurei séries que tivessem várias mulheres e a sua forma de ser. Assisti a várias séries diferentes para tentar perceber, entre aquelas mulheres, qual era a inspiração que poderia ter. Depois a "Carmo" começou a tomar conta de mim.


Quando termina uma novela tem algum hábito?

Tenho por tradição levar uma peça que tenha usado, para recordação. Umas nunca mais consigo usar, outras uso com algum prazer.


Ao que se deve o interregno nas novelas?

A vários motivos. Numa altura achei que estava muito distante do teatro e depois também porque tinha necessidade de ser mãe. Dediquei-me a um tipo de teatro infantil, o meu grande projecto teatral dos 0 aos 5 anos, e também a aulas de teatro. É algo que adoro fazer e gosto de retornar, porque me coloca mais próxima das pessoas.


E o teatro para crianças tem público?

Sim, claro. O teatro para crianças não é algo menor, bem pelo contrário, é algo importantíssimo e muito recompensador. É algo que faço e que já vinha de trás, antes do nascimento da minha filha. Tirei o meu curso na área do Teatro e Educação. O desbravar caminho e fazer coisas novas é algo que me fascina e trabalhar com crianças é muito importante.


Não depende da novela?

Creio mesmo que há alguma verdade nisso.


A sua filha vê a "Ilha dos amores"?

Não deixo a minha filha ver a "Ilha dos amores", nem nada que não seja indicado para a idade dela. Acho que as crianças têm muito tempo para ver outras coisas. E a prioridade é brincar. O vicio que é a novela não é apropriado para uma criança. E, enquanto for eu a mandar lá em casa, assim vai ser.

Sem comentários: